Radio

Seguidores

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Como Trabalhar com fantoches

Exercícios para um bom teatro de Fantoche

Preparação Vocal

Ressonância (aumentar a duração do som), soltando o ar...
Trabalhando as vogais: A,E,I,O,U (aberto e fechado)

Dicção
Para trabalhar textos com falas, ter domínio da dicção é fundamental para trabalhar a personagem .Quanto melhor desenvoltura você terá na sua interpretação. Comece com estes exercícios:Ba, be, bi, bo, bu
La, le, li, lo, lu
Da, de, di, do ,duPsa, pse, psi, pso, psuPra, pre, pri, pro, pruVra, vre, vri, vro, vruBla, ble, bli, blo, blu Pssa, pssé, pssi, pssó, pssú.
Cra, cre, cri, cro, cru.
Blá, blé, blí, bló, blú.
Pssacrá, passacré, passacrí, passacró, passacrú.
Rosra, rosre, rosri, rosro, rosru.
Tropracrá, tropracré, tropracrí, tropracró, tropracrú.
Sapatoprá, sapatopré, sapatoprí, sapatopró, sapatoprúCadeiraplá, cadeiraplé, cadeiraplí, cadeirapló, cadeiraplú
Repita três vezes seguidas estas palavras:a- TESSALONICENSSESb- PARALELEPÍPEDOc- OTORRINOLARINGOLOGISTAd- MISSANTROPOe- ARTAXERXES TRAVA-LÍNGUAExercícios de trava-língua pode parecer brincadeira de criança, mas é um ótimo exercício para melhorar a dicção e a projeção vocal. Repita cada palavra articulando bem as mesmas, depois repita-as falando rápido por três vezes.Diga rápido, sem tropeçar na letraE sem errar a palavraMaria Mole é MolengaSe não é Molenga,Não é Maria Mole.É coisa Malemolente, nem mala, nem molaNem Maria, nem mole.O desinquivicavacadorDas caravelarias
DesinquivicavacariaAs cavidades que deveriam serDesinquivicavada
A sábia não sabia Que o sábio sabiaQue o sábia sabia.
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doceQue o doce de batata doce.



Trabalhando o Alfabeto - Pronúncia

Para ter uma boa pronúncia !
ALFABETO = PRONÚNCIA
A = aB = BeC = CeD = DeE = eF = ÉfeG = GeH = AgáI = iJ = JotaK = CáL = Éle M = EmeN = EneO = OP = PeQ = Que R = ErreS = EsseT = TeU = uV = VeW = DabliuX = Xisy = IpsulomZ = Zé









Manipulando fantoches de mão
Os fantoches de mão são os mais fáceis de manusear para o manipulador iniciante, pois todos os movimentos resultam da forma como o manipulador movimenta o boneco. Antes de você usar o fantoche, trabalhe primeiramente os movimentos das mãos, dos pulsos e dos dedos. Comece com uma simples pantomima (expressão por meio de gestos). Dominando os movimentos básicos, passe para os mais avançado.

Manipulando bonecosPara manipular o boneco é só abrir e fechar da boca, vamos estudar alguns exemplos para tornar esse movimento mais eficaz.a - A cabeça do boneco deve ser mantida levemente inclinada para que a platéia possa ver os olhos do boneco.b - No ato de falar, os movimentos dos dedos e dos pulsos do manipulador devem coincidir com as, palavras do diálogo.c - Sempre que começar um diálogo termine-o com boca fechada.d - Ao fazer o boneco dialogar movimente o pulso para ambos os lados para dar movimento ao boneco enquanto este fala

Manipulando fantoches de varetasCom os bonecos , você pode colocar varetas e ferrinhos nas mãos. Só que esse tem uma diferença você irá manipular a boca com a outra mão, cruze os ferrinhos em forma de X e entrelace os ferros entre os dedos como se estivesse manuseando pauzinho japonês. Esse método permite que você movimente melhor os braços e faça movimento de bater palmas.





Trabalhando a voz para os fantochesColocar uma voz no boneco requer habilidade, siga estas sugestões.# - Comece usando sua voz normal. Quando estiver seguro experimente usar uma voz diferente.# - A voz de um fantoche deve combinar com o seu caráter, uma formiga e um elefante não pode ter a mesma voz.# - Quando houver dois fantoches em cena trabalhe tons contrastantes, (Tom baixo, alto, grave, agudo.).# - Desenhos animados são ótimas referências para se buscar tipos diferentes de vozes.# - Leia pequenos textos e trabalhe-os usando a voz.# - Para se ter mais segurança na voz e na manipulação, decore um texto.# - Imite vozes de animais e tente adequar a voz do fantoche.
Dicas para uma boa manipulação# - Os fantoches devem ser mantidos na posição vertical, não incline os fantoches.# - Cada movimento deve ter um significado, evite movimentos sem razão.# - Os fantoches devem entrar por um dos lados do palco, ao menos, que seja um efeito especial (subir de elevador, escada rolante ).# - Quando dois fantoches estiverem em cena devem estar com os olhos no mesmo nível.# - Os bonecos que não estiverem falando, podem concordar ou discordar, sempre participando da cena, nunca parado e sem movimento.# - Trabalhe reações e emoções com os bonecos. Observe os movimentos de outros bonecos e maneiras de manipulação.Como todo seguimento, o teatro de fantoche tem um mundo de opções, você descobrirá com o tempo muitas outras maneiras de fazer teatro de bonecos e adquirirá técnicas para seu desenvolvimento profissional.


Os Livros da Bíblia

“Não se aparte da tua boca o livro desta Lei: antes, medite
nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduziras”
Josué 1:8

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver (coro)

O Velho Testamento mostra desde a nossa criação
Em 39 livros para nossa meditação

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio,
Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel
I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester e Jô.

Coro

Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares,
Isaías, Jeremias e Lamentações
Ezequiel, Daniel, Oséias e Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias e Naum.
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Coro

O Novo Testamento mostra Vida, Graça e Salvação
Em 27 Livros para nossa meditação

Mateus, Marcos, Lucas e João, Evangelhos estes chamados são
Atos e Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses.

Coro

I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon
Hebreus e Tiago, I e II Pedro, I, II, III, João, Judas e Apocalipse.

9 comentários:

  1. INTERESSANTÍSSIMO
    DEUS ABENÇOE SEU MINISTÉRIO
    BJS EDEL

    ResponderExcluir
  2. Olá amada irmã em Cristo.
    Adorei seu blog..
    Além de muito lindo, muitas dicas de como levar as crianças para o cminho do Verdadeiro Amor.
    Beijos...Que Deus te de cada vez mais sabedoria para que você possa estar desenvolvendo mais trabalhos como este.

    ResponderExcluir
  3. sou um evagélista de hospital infantil, trabaho na paraiba com um hospital de câncer, se vcs tiverem dicas de que material e melhor por meu trabalho, e sugestões, manda pra min(shodanferreira@hotmail.com)...eu agradeço.

    ResponderExcluir
  4. paz seja contigo. vc tem roteiro para teatro infantil com fantoches?
    aguardo e agradeço.
    rmbordignon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii ou Lider das crianças da minha Igreja e Queria saber se vcs tem algm teatrinho infantil pra mim apresetar com eles...
    Tem que ser curtihoo...!!!
    Bjs Fica na paz tô esperando
    Meu msn é:
    denise3lpf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. A paz... =)
    Você teria alguma história pra usar com fantoche, de preferencia com 1 fantoche, sobre comunhão no lar??
    Vamos fazer um culto homenageando as crianças dia 11/10, e fiquei responsavel pelo fantoche... mas ñ encontri nada ainda, vc poderia me ajudar???
    Obrigada
    meu email: patriciaguaruja19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. A paz amada irmã. Amei suas instruções, pois preciso muito trazer motivação para as crianças da minha igreja, e vou começar com histórias biblicas usando fantoches. Que Deus continue abençoando seu ministério.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. ola! a paz querida! lindo seu trabalho. eu vivo na europa,e faço missao aqui com as crianças,estou indo para o brazil em novembro e estarei por ai ate fevereiro. sou de gyn! gostaria saber se vc pode me dizer a onde posso encontrar os personagens para fazer fantoches. gostaria comprar uns personagens da biblia,porque aqui nao encontra essas coisas,para evangelizar as crianças. fico agradecida se vc puder me dizer a onde comprar.e o senhor jesus tambem sera muito grato por sua ajuda a mim.amem tem um bom domingo amada.a paz do senhor.meu e-mail e : dricabarleite@hotmail.com

    ResponderExcluir