Seguidores

Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Histórias para contar




O Mar Vermelho

OS ISRAELITAS ATRAVESSAM O MAR VERMELHO

1. Objetivos:
* Ensinar que Deus era o líder dos israelitas.
* Ensinar que Deus quer ser nosso líder hoje.

Lição Bíblica: Êxodo 14.10 a 15.21 (Base bíblica para a história o professor)
Versículo para decorar:
Salmo 48.14“Porque este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte”.

Ponto de contato:

Por que temos líderes? Eles nos ajudam, a saber, para onde estamos indo e quando chegamos. Sem um líder, ficaríamos perdidos. Deus sabe que precisamos de um líder. Com a ajuda dele, podemos nos tornar líderes melhores quando estamos naquela situação e seguidores melhores quanto temos o líder certo.

História Bíblica:

Ao chegar perto do Mar Vermelho, o povo ouviu o barulho do exército, que se aproximava rapidamente. Viram-se encurralados entre o mar e os soldados egípcios. Então, neste momento de desespero, reclamaram contra Moisés, acusando-o de levá0los ao deserto para morrer. Ao que Moisés respondeu, tranqüilamente:

- Não tenham medo, esperem e verão como o Senhor vai salva-los. Ele lutará por vocês, pois Ele os ama.

Então, a nuvem que os conduzira se colocou entre os soldados e o povo de Deus, para cegar os egípcios. E, neste instante de confusão, Deus disse a Moisés para estender sua vara sobre o mar. Quando assim foi feito, o Senhor mandou um vento forte, que soprou durante a noite toda e dividiu as águas, abrindo caminho no meio do mar. As águas se separaram, como se fossem duas enormes paredes de massa líquida. Na manhã seguinte, quando a nuvem levantou, o Faraó e seu exército viram os israelitas atravessando o mar e tentaram fazer o mesmo, perseguindo o povo de Deus e, para aprisiona-lo de novo. Mas, de repente, os cavalos e carros dos egípcios começaram a atolar. Foi, então, que o Senhor ordenou a Moisés que estendesse a vara novamente sobre o mar. E, quando ele o fez, as águas voltaram para seu lugar e todo o exército foi coberto pelo mar revolto. Finalmente, os israelitas acreditaram que Deus os havia salvado dos seus inimigos. Em seguida, todos agradeceram e louvaram ao Senhor.

Lição Pratica:

Cinco crianças brincavam, quando uma voz os chamou:

- Venham ouvir uma linda história bíblica!

Todas as tardes essa mãe cristã ensinava aos filhos à vontade de Deus e eles lhe retribuíam com amor. Um dia Maria, a filha mais velha disse:

- Mamãe, tenho dó do papai. Ele está jogando fora sua vida, bebendo tanto, não é?

Ao que seu irmão, Francisco, replicou:

- Não vejo nada demais no fato de papai beber um pouco. Ele trabalha muito e no fim do dia precisa de um trago para se sentir melhor.

A mãe, com um olhar preocupado, respondeu:

- Chiquinho, seu pai tem muitas qualidades boas, que devemos respeitar, mas não podemos dizer que uma coisa pecaminosa seja boa!

Os anos passaram e quatro dos filhos cresceram firmes na fé. Casaram-se com cristãos. Seus filhos se tornaram bons obreiros de Deus. Aproveitaram as bênçãos divinas, porque ouviram os sábios conselhos da mãe e se esforçaram a obedecer a todos os mandamentos divinos. Chiquinho, entretanto, tomou a decisão errada, desde criança. Permitiu que seu pai o influenciasse mal, tornando-se também rebelde contra Deus, como o Faraó do Egito. Ao obedecerem a seu líder, Moisés, os israelitas sempre estavam abençoados.

Perguntas:

1. O que os israelitas fizeram quando viram os soldados de Faraó?

2. O que Moisés mandou-os fazer?

3. O que o Senhor fez?

4. O que Deus mandou Moisés fazer com sua vara?

5. O que aconteceu com a água?

6. O que aconteceu com o exército de Faraó?

7. O que os israelitas fizeram?

3 comentários:

  1. amei isso e muito bom ana vc saba que sou tia de uma escolinha da igreja paz e vida perus
    E eu sei como e bom trabalhor com crianças
    beijos ana e que deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. gostei muito dessa histórinha, tmb sou tia de uma escolinha e queria por favor que você fizesse uma dessa só que com a história de Samuel, é que eu preciso de várias idéias, pois estou organizando uma EBF.
    Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir