Seguidores

Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TEATRO O SONHO DA BARATA

O SONHO DA BARATA

Versão para impressão

O Sonho da Barata - Teatro CristãoO sonho da Barata, conta a história fantasiosa de uma Baratinha ambiciosa.

Ela despreza seus pretendentes, quer ser rica, quer festas, rejeita os humildes...

Vive iludida(ilusão construída por ela mesma), até o momento que cai numa armadilha(o pretendente a ilude).

“A casa caiu” a Baratinha volta a realidade, mas com algumas lições...

Personagens: Baratinha, Tia Baratelle, Grilo, Jabuti, Gato, Mico, Camundongo
Figurantes: Besouro, Joaninha, Abelha, Borboleta
Cenário: Casa da Baratinha.
Ato 1
Abertura: Música
BARATINHA: entra trazendo uma vassoura e um espanador de pó. Vai até a janela e abre a cortina. Relutante começa a arrumação da casa. Espana os móveis e depois varre o chão. Enquanto trabalha, resmunga.
BARATINHA: Que lindo dia está lá fora! E eu aqui enfiada dentro de casa, me matando de tanto trabalhar. Bem que eu gostaria de ter dinheiro, muito dinheiro. Eu ainda hei de arranjar um bom casamento. Um marido educado, galante e muito rico! Mas como vou achar um marido, se nem saio de casa?
A porta se abre e o Grilo entre devagarinho
BARATINHA: – Ademais, quem quererá casar-se com uma pobretona feito eu?
GRILO: Eu!
BARATINHA: – Você por aqui outra vez, seu Grilo sem graça!
GRILO: Oi Baratinha!
BARATINHA: – O que você quer agora? Diga logo a que veio e cai fora daqui, estou muitíssimo ocupada, não vê?
GRILO: Tem circo novo na cidade. Você quer ir comigo a matinê?
BARATINHA: (com ar de deboche) Eu? Num circo? Com um pé rapado feito você? Ora essa!
GRILO: Não fale assim comigo, Baratinha, estou trabalhando duro e juntando dinheiro para a gente se casar. Meu cofrinho já esta estufadinho.
BARATINHA: Não me diga!
ELE: (cantando)
Meu cofrinho bem cheiinho
Muito em breve vai estar
E contigo baratinha
Eu então vou me casar
ELA: (cantando)
Tire isso da cabeça
O seu Grilo pobretão
Nem em sonho se atreva
A ganhar meu coração
ELE: (cantando) Eu Te quero Baratinha
ELA: (cantando) Você não me interessa
ELE: (cantando) Muito em breve serás minha
ELA: (cantando) Caia fora bem depressa!
BARATINHA: Cai fora! Depressa!
Grilo sai choroso e Baratinha se dá conta da grosseria que fez.
BARATINHA: Se você não fosse pobre Grilo eu me casava com você.
TIA BARATELLE: (fora de cena) Baratinha, você já terminou com a arrumação da casa?
BARATINHA: Estou terminando titia!
Baratinha senta-se com ar sonhador e nem ouve a fala da tia.
TIA: (ainda fora de cena) Pois termine logo com isso e venha me ajudar a lavar a roupa.
TIA: (Entrando) Baratinha!
Baratinha assusta-se com a entrada inesperada da tia e num salto fica de pé.
BARATINHA: Ai que susto titia, o que é?
TIA: Sonhando outra vez, Baratinha!
BARATINHA: Que sonhando o que titia. Só estava pensando na vida.
TIA: Claro! Estava pensando em riquezas e mordomias não é minha sobrinha querida?
BARATINHA: Detesto ser pobre. Um dia eu ainda hei de ser muito rica, a senhora vai ver só titia.
TIA: Está bem Baratinha, mas enquanto isso não acontece vamos ao trabalho, sim? Preciso da sua ajuda para lavar a roupa, senão será eu impossível terminar as costuras das freguesas. Ande menina, de volta ao trabalho.
BARATINHA: Sim titia.
A tia vai saindo e volta-se para dizer:
TIA: E pare de sonhar, Baratinha!
Ela sai, Baratinha retoma o que estava fazendo e canta:
Na loja da Joaninha
Eu vou sempre espiar
Os bordados de miçangas
No vestido de tafetá
O sapato de fivela
E o laço de cetim
Nunca vi coisa mais bela
Foram feitos para mim
Tem perfume importado
Joias raras também tem
Vou comprar no crediário
E pagar com meus vinténs
Depois senta-se:
Eu quero ter muitos vestidos com renda e bordado fitas e laços coloridos e muito dinheiro guardado.
Baratinha debruça na mesa, fecha os olhos e dorme. Pouco depois ouve-se a voz da tia.
TIA: Baratinha, pare de sonhar, acorde e venha me ajudar.
Num salto Baratinha se levanta.
BARATINHA: Estou indo titia.
Baratinha apanha todo o lixo e ao chegar perto da lixeiro, vê um saco de moedas caído.
BARATINHA: O que será isso? (Pegando-o) Está pesado. (Abrindo-o) Dinheiro! Estou rica, rica pro resto da minha vida. (Correndo e chamando pela tia) Titia! Titia venha ver o que eu encontrei. Estamos ricas, ricas, ricas!
TIA: (entrando) Pra quê tanta gritaria Baratinha, o que está acontecendo aqui?
BARATINHA: Veja titia o que eu encontrei, dinheiro, muito dinheiro. Estamos ricas. Adeus pobreza. Com esse dinheiro vamos comprar muitos vestidos, ir a muitas festas e viver na mordomia.
A alegria de Baratinha é tanta que ela dança e rodopia pela casa.
TIA: Onde você encontrou todo esse dinheiro, Baratinha?
BARATINHA: Ali perto da lixeira.
TIA: Eu nunca vi tanto dinheiro assim na minha vida. O que vamos fazer agora?
BARATINHA: Vou me casar. Com todo esse dinheiro não vai faltar pretendente. Vai titia contar pra vizinhança que eu fiquei rica e que quero me casar.
TIA: (sai falando) Minha sobrinha está rica e quer se casar, quem quer casar com a Baratinha?
Ato 2
Em cena tia Baratelle canta assim:
Baratinha agora é rica
Quem com ela quer casar?
Chegue perto da janela
Vem com ela namorar.
Baratinha é carinhosa,
E quem com ela se casar
Terá doce todo dia
No almoço e no jantar.
No cabelo tem um laço
Combinando com o vestido
Ela espera o abraço
De quem vai ser seu marido.
A tia sai de cena e Baratinha entra usando um belo vestido combinando com o sapato e o laço de fita no cabelo. (Tempo). Batem à porta. Ela vai atender. É o tímido Jabuti.
JABUTI: Posso entrar, Baratinha?
BARATINHA: (Meiga) Certamente, faça o favor.
JABUTI: Eu soube que você quer casar e…
BARATINHA: Sente-se Jabuti e fique à vontade.
Ele toma assento. Baratinha sempre amável e gentil, oferece-lhe uns docinhos de uma cestinha que está sobre a mesa.
BARATINHA: Aceita uns docinhos, Jabuti? Receita da titia. São deliciosos.
JABUTI: Aceito sim, sou maluco por doces.
Ele pega alguns docinhos e desajeitadamente põe-se a comê-los. Baratinha desapontada, o observa.
BARATINHA: Coma devagar, senão você se engasga.
Ele se desconcerta.
BARATINHA: Diga-me, o quê você faz na vida?
JABUTI: Eu sou pintor.
BARATINHA: (Animada) Pintor? Que maravilha! Trabalha com cores?
JABUTI: Todas.
BARATINHA: Eu amo as cores. As cores me fascinam.
JABUTI: É mesmo? De qual das cores você mais gosta?
BARATINHA: Amarelo. E você?
JABUTI: Eu? Gosto de todas.
BARATINHA: Claro! Gostaria de conhecer seus quadros. Devem ser lindos. Você faz muitas exposições?
JABUTI: (Sem entender) Eu só pinto.
BARATINHA: Mostrar o seu trabalho é muito importante. Você pode ficar muito rico e… famoso.
JABUTI: Posso?
BARATINHA: Evidente!
JABUTI: Não vejo como.
BARATINHA: Ora Jabuti, fazendo exposições para vender seus quadros.
JABUTI: Que quadros?
BARATINHA: Os seus.
JABUTI: Mas… Mas… Eu não tenho quadros.
BARATINHA: Como não? Você não é pintor?
JABUTI: De paredes.
Baratinha outra vez se sente desapontada. Ela se levanta e se despede de Jabuti.
BARATINHA: A conversa está muito boa, mas eu tenho que ir dormir agora, viu Jabuti, tchauzinho.
JABUTI: (Sem entender) Até logo, Baratinha. (Sai de cena).
BARATINHA: Pintor de paredes não me serve. Tem de ser alguém especial, inteligente, educado e gentil.
Cantando:
Um rapaz educado, feliz e sorridente
Mulato, ruivo ou branco um rapaz decente
Que seja elegante, gentil e bem legal
Moreno, loiro ou pardo alguém especial
BARATINHA: (Intrigada) Porque será que ele tinha a cara do Grilo?
Batem à porta. Baratinha se agita.
BARATINHA: Deve ser outro pretendente. Espero ter mais sorte desta vez
Ela vai atender. É o Gato.
GATO: Boa noite, senhorita!
BARATINHA: Boa noite. (Ela responde ternamente)
GATO: Posso entrar?
BARATINHA: Mas Claro! Que distraída eu sou.
GATO: (Sempre educado) Obrigado.
BARATINHA: Aceita uns docinhos Gato? Receita da titia, são deliciosos.
GATO: Docinhos? Apenas um, senhorita.
Educadamente ele pega um doce e saboreia. Baratinha sorri-lhe.
GATO: Está ótimo.
BARATINHA: Mais um?
GATO: Estou satisfeito, senhorita, obrigado.
BARATINHA: Gato, diga-me. o quê você faz na vida?
Ele canta:
Cada dia da minha vida
Tem pitada de emoção
Porque tudo é tão belo
E mexe com meu coração
Tem as flores e os frutos
Tem os rios e os mares
Me encantam as gaivotas
Revoando pelos ares
Tem a lua prateada
Sol e estrela a brilhar
Tem a brisa e o orvalho
E o poeta a versejar
BARATINHA: Desculpa-me interrompê-lo, mas tudo o quanto desejo saber é o que você faz na vida.
GATO: Oh! Eu é que devo pedir desculpas, senhorita.
BARATINHA: Está desculpado.
GATO: Eu sou um poeta, Baratinha.
BARATINHA: Ah! Interessante.
GATO: A senhorita gosta de poesia?
BARATINHA: Para ser sincera, eu gosto mesmo é de movimento, festas cores e muito brilho.
GATO: Entendo perfeitamente. Eu gosto de brandura, silencio e penumbra, isso me ajuda a versejar.
BARATINHA: Já é tarde, não acha, Gato? Eu tenho que ir dormir. (Levando-o até a porta) até outro dia.
GATO: Até… Durma bem senhorita.
Ele sai. Baratinha se irrita. Cantando:
Lá vem o gato patati-com-patatá
Lá vem o gato poesia recitar
O gato poeta é uma piada
Não gosta de festa nem de goiabada
Na maionese o dia inteiro
Ele viaja sem ter dinheiro
Que papo furado, um conquistador
De moço educado porém sonhador
Este não serve pra uma donzela
O que ele merece é ir pra panela
Este não serve pra uma donzela
O que ele merece é ir pra panela
BARATINHA: (desanimada) Não quero viver debruçada em livros, nem falar de poesia, que monotonia! Quero frequentar festas, dançar e ser feliz. Um poeta não me serve para marido. (reflete )Esse também tinha a cara do Grilo.
Outra vez batem à porta. Ela atende. É o Mico.
MICO: Boa noite, Baratinha. Muito prazer.
Ele aperta a mão dela com força e ela grita:
BARATINHA: Ai!
Sem dar muita importância, ele entra e caminha pela sala observando tudo e se mostrando inquieto.
BARATINHA: Com essa força toda eu concluo que você é um levantador de peso.
MICO: Não, não. (rindo) Faço coisa mais interessante.
BARATINHA: Lutador de box?
MICO: Também não. Sou contra a violência.
BARATINHA: Não parece.
MICO: Gosto de movimento, cores e muito brilho.
BARATINHA: (Para a plateia) Faltou dizer festas, mas já é alguma coisa. (volta-se para ele) Aceita uns docinhos? Foi a titia que fez, são deliciosos.
MICO: Sim parecem deliciosos, mas obrigado. Eu raramente como doces.
BARATINHA: Não quer se sentar, então?
MICO: Claro! Eu raramente me sento, mas a ocasião é propícia.
BARATINHA:Mas me conta do seu trabalho, estou interessadíssima.
Mico Cantando:
Meu nome é palhaço
Eu faço as crianças sorrir
Sou forte como aço
E quero a tudo colorir
Mas tem gente que parece até
Que não é gente quer só explorar
O couro da gente quer sacrificar
Toda gente porque não sente
O tique-taque do coração que bate
Do coração que bate
Eu canto a verdade
Condeno toda falsidade
Grito as vezes alto
Pra falar da liberdade
mas tem bruxa, tem bruxo, tem monstro
tem pobreza e até muito pranto
tem cobras, lagartos, baratas e ratos
mas tem também
amor que impede
gente de desistir
mas tem também
amor que impede
a gente de desistir
BARATINHA: Um palhaço.
MICO: Um artista circense.
BARATINHA:Um dia aqui outro ali, sem rumo certo.
MICO:Sim, sempre viajando, conhecendo lugares e pessoas diferentes e aprendendo coisas novas. Não é maravilhoso?
BARATINHA: Pra quem gosta de viver como cigano é sem dúvida um prato cheio.
MICO: Olha eu trouxe aqui duas entradas para a matinê de amanhã. Meu coração vai saltar de alegria ao vê-la na plateia
BARATINHA:Ah, sim. Que gentil. Mas está ficando tarde não acha?
MICO: Eu já estava mesmo de saída, durmo cedo e acordo cedo. Faz bem à saúde de um artista. (saindo)Até amanhã, Baratinha.
BARATINHA:Até nunca mais, artista! (pausa) Mico com cara de Grilo! (Pausa)Titiaaaaa!
TIA: (entrando) Eu ainda não estou surda, Baratinha.
BARATINHA: (chorando) Oh, titia estou tão triste! Eu pensei que sendo rica, bem rica, muito rica eu podia encontrar o marido ideal num piscar de olhos, mas não é tão simples assim.
TIA: Não chore, minha querida e não se preocupe tanto. Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Porque forçar os acontecimentos? Porque dar tanto valor ao dinheiro? Dinheiro se acaba com o tempo, se não é a ferrugem que destrói é o ladrão que leva. Melhor cultivar a bondade em seu coração, melhor amar aquilo que você tem e dar graças a Deus por que Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Ele sim é a nossa riqueza maior porque é eterna.
Batem à porta. Silencio. Batem outra vez.
TIA: Essa casa está movimentada hoje!
Batem mais uma vez.
TIA:Você não vai atender?
BARATINHA: Não. Já estou cheia desses pretendentes!
TIA: Bom então eu vou porque senão vão derrubar a casa.
Baratinha sai. Hesitante a tia vai atender. Camundongo entra com um ar misterioso, observando cada móvel, cada canto como quem procura um objeto. A tia espera sem entender. Camundongo então vê o pacote de dinheiro e se volta para Baratelle.
CAMUNDONGO: Boa noite Sra. Baratelle.
TIA: Boa noite. Em que posso ajudá-lo cavalheiro?
Baratinha, surge à um canto mas não é vista pelos dois.
CAMUNDONGO: Perdi um saco de dinheiro. Não quero fazer acusações infundadas, mas corre um boato na cidade de que sua sobrinha enriqueceu de um momento para o outro. Isso me força a crer que ela encontrou o meu dinheiro. Claro que eu estou disposto a recompensá-la pelo achado.
BARATINHA: Não estou interessada em recompensa.
CAMUNDONGO: Então você confessa que encontrou o meu dinheiro?
BARATINHA: Eu encontrei sim um saco de dinheiro. Você pode provar que o dinheiro é seu?
CAMUNDONGO: Eu estou dizendo que o dinheiro é meu.
BARATINHA: Se o senhor não pode provar, o dinheiro continua comigo.
CAMUNDONGO:Sra. Baratelle faça alguma coisa, use de sua autoridade. Eu não posso ficar no prejuízo.
BARATINHA:Titia fique fora desse assunto.
CAMUNDONGO:Já que eu não posso provar que o dinheiro é meu, eu tenho uma proposta.
BARATINHA: Uma proposta. Pois bem, continue.
CAMUNDONGO: Case-se comigo, assim o dinheiro será nosso.
Baratinha fica em silencio pensando. Depois olha para a tia.
TIA: Eu prefiro continuar fora desse assunto.
BARATINHA: A ideia me agrada. O senhor é educado, elegante, bem relacionado e com todo esse dinheiro minha vida será perfeita. Eu aceito a sua proposta.
CAMUNDONGO: Sábia decisão, minha querida. Vamos marcar a data e casar o mais rápido possível
BARATINHA: Sim, o mais rápido possível
CAMUNDONGO: Agora vá dormir e descansa bastante porque amanhã teremos muito o que fazer. Boa noite, minha linda noiva!
BARATINHA: Boa noite meu galante noivo!
CAMUNDONGO:Sra. Baratelle.
TIA: Cavalheiro.
Ele sai. Baratelle olha firme nos olhos da sobrinha.
BARATINHA: Eu só quero ser feliz titia.
TIA: Boa noite, Baratinha!
Baratinha fica sozinha.
BARATINHA: Eu só queria entender uma coisa: Porque todos eles tem a cara do Grilo?
Música. Convite falado:
BESOURO:
Na Igreja Monte Sião
Vai acontecer
Dia 11 de outubro às sete
Ao anoitecer
A cerimônia de união
Da Baratinha Chiclete
E o Camundongo Tostão
A sua amável presença
Será muito apreciada
Pode trazer os amigos
E também a criançada
Porque depois do casório
Vai haver festa animada
E será servido à todos
Docinhos e limonada
Ato 3
Música para a entrada dos figurantes.
Besouro entre e é recebido por Baratelle. Logo atrás vem a Joaninha, a Abelha e a Borboleta. Em seguida entre Camundongo e Baratinha. Ao terminar a música Besouro inicia a casamento
BESOURO:
Muita atenção pessoal
É chegado o grande momento
Vamos receber o casal
E dar início ao casamento
Duas amigas da Baratinha
Vieram testemunhar
Dona Abelha e a Joaninha
E a festa animar
Dona Baratelle aqui presente
ao lado da sobrinha amada
só quer ver a menina contente
em sua vida de casada
A Borboleta verde e rosa
Com esse jeitinho de criança
Pura, bela e formosa
É a nossa porta aliança
Por fim eu, Besouro, o Juiz
Vou mesmo seguindo em frente
Vejo que a senhorita está feliz
E o cavalheiro muito contente
Por isso nem vou perguntar
Se alguém é contra essa união
Porque é bom nem falar
Melhor é fechar o bocão
Baratinha eis aqui o seu marido
Camundongo receba sua companheira
Já pode chamá-lo de querido
E o senhor cuida dela a vida inteira
Camundongo, Baratinha
Já estão casados
Acabaram as minhas rimas
Podem por as alianças
E vamos comer porque eu já estou torto de tanta fome.
Música festiva. Joaninha, Abelha e Borboleta dançam e distribuem na plateia cupons que dão direito à um saquinho de doces e um copo de limonada no final da apresentação. Baratinha e Camundongo dançam juntos no palco. Besouro e Baratelle se juntam para conversar enquanto ele come uns docinhos. Ao fim de um tempo todos saem. Camundongo e Baratinha ficam sozinhos em cena.
BARATINHA: Foi uma festa linda!
CAMUNDONGO: É verdade, (tentando disfarçar a impaciência). Apresse-se Baratinha, vá se trocar porque senão vamos perder o nosso voo, estamos em cima da hora.
BARATINHA:Sim, volto num instante.
Camundongo fica sozinho em cena. Olha em volta à procura do saco de dinheiro. Sorri satisfeito, pega o saco e sai tranquilamente.
Baratinha retorna à sala, olha em volta, procura por Camundongo, depois pelo dinheiro. Ao se dar conta de que foi tapeada ela se enfraquece e deixa-se cair na cadeira, assumindo a mesma posição de antes, ao dormir.
Baratelle entra em cena e vai até Baratinha.
TIA: Baratinha, pare de sonhar, acorde e venha me ajudar.
BARATINHA:Titia!(ela sorri e abraça a tia) Eu te amo tanto. Obrigado por cuidar de mim. (olhando em volta e apalpando tudo, como se tivesse se ausentado dali por muito tempo) É tão bom estar de volta aqui. Aqui é o meu lugar de onde eu nunca deveria ter saído
TIA:Do que você está falando, Baratinha, você sempre esteve aqui.
BARATINHA:Não titia, na verdade eu nunca estive aqui. Eu estava onde meus pensamentos me levavam. Eu era guiada pela ambição desmedida, pelas falsas riquezas, pela ganancia, pelo orgulho e por toda sorte de ilusão. Mas por causa do teu imenso amor eu estou de volta. Me perdoa titia, me perdoa por ter demorado tanto a compreender que nada, absolutamente nada é mais importante que o amor.
TIA: Oh, minha querida, eu te amo tanto!
BARATINHA:Vamos titia terminar de lavar a roupa.
Elas vão saindo, quando o Grilo entra meio acanhado.
GRILO: Baratinha.
BARATINHA: Grilo! Que bom vê-lo aqui, eu estava roxa de saudades.
GRILO:Você não está brava comigo?
BARATINHA: Não. Me perdoa por ter sido tão mal educada com você. Eu nunca mais vou te maltratar. Você ainda quer me levar na matinê?
GRILO: Você quer ir?
BARATELLE:É melhor eu ir cuidar da roupa.
Tia Baratelle sorri e sai de cena. Os dois se abraçam.
BARATINHA: (Para a plateia) Agora eu entendo porque os outros tinham a cara do Grilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário