Xat

Seguidores

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

DORCAS

Historia Bíblica: Dorcas, a costureira bondosa

TEXTO BÍBLICO
Atos 9:36-42
OBJETIVO
Ensinar sobre a benevolência (Devemos ajudar as pessoas ao nosso redor)
VERSÍCULO
“E não nos cansemos de fazer o bem.” Gálatas 6:9 (Pode-se fazer o versículo em um desenho de uma camisa. Fica muito legal!)

Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: – “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.

Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.

As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou:
– “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.

Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas queDorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos.
Pedro pediu:
– “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só.

Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo.
E Deus ouviu a oração de Pedro.

Dorcas voltou a viver.

Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.

A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.

APLICAÇÃO

Dorcas era seguidora do Senhor Jesus e gostava de ajudar as pessoas. Ela fazia isso por amor a Jesus. Enquanto Jesus viveu nesse mundo, Ele procurou fazer o bem e ajudar as pessoas que precisavam dEle.

Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.

O versículo para decorar diz que não nos cansemos de fazer o bem. Pois fazendo assim, estaremos demonstrando o amor que temos por Jesus e através de nossas atitudes, estaremos fazendo o nome dEle conhecido e as pessoas irão glorificar o nome dEle.

—————————————————————————————————————————–

ESTUDO Tema: Quando eu oro, eu faço o que Jesus fez!

1 -Versículo para Memorizar: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará. ( João 14:12)

2 – Objetivo: Ensinar às crianças que quando oramos podemos sentir o poder de Deus em nós.

3 – Quebra – Gelo: Tenha em mãos sulfite e lápis, peça para as crianças desenharem coisas que Deus fez. Explique que tudo que Deus fez foi através do poder da Palavra. Por ex: a terra, o sol a lua, os animais, etc.

4- Leitura da Bíblia: Atos 9:31-42

5 – Mensagem: Em toda a região da Judéia, Galiléia e Samaria, a igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas, com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus. Pedro viajava por toda parte. Um dia foi visitar todo o povo de Deus que morava na cidade de Lida. Encontrou ali um homem chamado Enéias, que era paralítico e fazia oito anos que não saía da cama. Pedro lhe disse: Enéias, Jesus Cristo já curou você. Levante-se e arrume a sua cama. Na mesma hora Enéias se levantou. Então, todos os moradores da cidade de Lida e da região de Sarom viram isso e se converteram ao Senhor. Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Talita. (Esse nome em grego é Dorcas). Ela usava o seu tempo fazendo o bem e ajudando aos pobres. Naqueles dias, Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o seu corpo e depois puseram num quarto, do andar de cima. Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus, em Jope, souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar o seguinte recado: “Por favor venha depressa até Jope!” Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia.Então Pedro pediu que todos saíssem do quarto e, em seguida, se ajoelhou e orou. Depois se voltou para o corpo de Dorcas e disse: Tabita levante-se! Ela abriu os olhos. Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar em pé. As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor. Então qual é o segredo que Pedro tinha? Ele orava muito, e isso fez toda a diferença na vida de Pedro. Jesus também está falando hoje a você. Ele fala através da Palavra de Deus, a Bíblia. A Bíblia diz que Pedro orava todos os dias no templo. Se você orar todos os dias, Deus vai usar você, para realizar muitos milagres, assim como Ele usou a Pedro. Agora quantas vezes você ora por dia? E quantos minutos? Lembre-se que para ter a mesma autoridade de Pedro você precisa orar com muito fervor e crer que Deus vai usar você como nunca usou. Agora se você ora somente na hora de dormir, você pode correr o risco de dormir bem na hora de Deus falar com você, cuidado para não ser roubado pelo sono. Pedro sabia que nas horas mais difíceis, era só chamar por Jesus que ele iria atendê-lo, sempre que precisasse. Deus quer usar você agora mesmo então vamos orar um pouco. Líder peça para as crianças orar uma pelas outras, menino com menino e menina com menina. Ore por suas necessidades, por cura e peça para Deus se manifestar com milagres também, ensine a orar com autoridade comece você e logo elas estarão orando igual a você. Estimule as crianças com palavras de vitória, e que elas se tornarão grandes líderes.

6-Exercício de fixação: Vamos brincar de acertando a resposta, separe dois grupos. Diga para as crianças as seguintes perguntas: Exemplo: Quem curou Dorcas? De que maneira posso me tornar parecido com Jesus? Há quanto tempo Enéias estava paralítico? Quem curou Enéias? Fale o nome das cidades que Pedro andou ? Líder se a criança não souber, peça para o grupo ajudá-la.

7 – Encerramento / Comunhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário