Radio

Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2009

Trabalhos com crianças de 0 à 4 anos



ATENÇÃO, TODAS AS ATIVIDADES AQUI POSTADAS, DEVEM-SE OBSERVAR BEM QUE, OS MATERIAIS E AS BRINCADEIRAS DEVEM-SE TOMAR OS DEVIDOS CUIDADOS, TANTO PARA NÃO SE MACHUCAREM E ATÉ POR COLOCAREM MATERIAIS NA BOCA, OK? DIVIRTAM-SE!!!



Travesseiros de balõesCom uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colacar nas colchas diversosbalões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.


Aprendendo a guardar os brinquedos Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por:bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.


Aventuras para crianças pequeninasUm túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc. Para o início a utilização de materiais em abundâncias talvez seja exagerada. Comece talvez com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc. Uma brincadeira de cada vez.


Música com materiais de casaCaixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!


Rolos de papel higiênicoDê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima


Papelão

Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.


Espelho de papel alumínioVocê pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.



Locais para aventuras com bebês:São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Por exemplo: túnel para bebês- feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc.Na primeira vez deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo 1 hora e no próximo instante com os balões, etc.



A LUVA



Luva com sininhos:Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos.


Você pode contar histórias como também cantar usando a luva, vai chamar atenção deles e vão gostar com certeza.

6 comentários:

  1. muito bom, é lindo. Deus abençõe.

    ResponderExcluir
  2. estou precisando de modelo de lembrancinha dia dos pais. se for possivel poste uma pra mim. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Quero uma brincadeira para trabalhar com 40 alunos de 0 a 4 anos de idade fora da sala de aula.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada , muto bom estas dicas !
    Bjos Lorrayne Mendes *-*

    ResponderExcluir
  5. maravilhoso, e que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. OLÁ, GOSTEI MUITO DESSE BLOG...PARABÉNS!!!...DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!

    ResponderExcluir