Seguidores

Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

TEATRO - JOSE DO EGITO




Textos para Referência:
Gênesis 37; 39-46

Versículo Chave: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" (Gênesis 39:23)

Preparação:
Você vai precisar de:
- 1 mala de viagem;
- 13 crianças, sendo 12 meninos e 1 menina vestidas com roupas da época (pode ser confeccionada de TNT);
- 1 menino vestido com uma túnica bem colorida (também pode ser confeccionada de TNT);
- 12 feiches de trigo (pode ser cofecionado de papel pardo);
- 1 mácara de Sol;
- 1 mácara de Lua;
- 11 máscaras de Estrelas;
- 1 poço (pode ser confeccionado com TNT ou papelão);

- 1 grade para simbolizar a prisão (pode ser confeccionada de papel cartão);
- Roupa e acessórios para José usar quando for Governador do Egito.

Pregação:
Comece dizendo: Hoje faremos uma viagem. Quem gostaria de viajar comigo? Aguarde as respostas. Então enquanto eu falo dessa viagem as tias irão escolher 13 crianças, sendo 12 meninos e 1 menina. (Com antecedência oriente as tias que ao escolherem as crianças coloquem nelas as roupas. Oriente também que entreguem as máscaras as crianças para que no momento oportuno as coloquem - não esqueça que a única menina usará a máscara da Lua enquanto o menino que está com a túnica colorida não terá nenhuma)

Essa viagem vai ser pra muito longe e por isso eu troxe uma mala bem grande, pois iremos precisar de muitas coisas. A viagem que vamos fazer vai ser para conhecer uma história que aconteceu a muito tempo atrás sobre um menino muito especial.

Depois que todas as crianças já estiveram arrumadas comece a história.

Bem, agora que a viagem já começou vou contar pra você o nome do menino muito especial do qual falei que iriámos conhecer a história. Quam quer saber o nome desse menino? Aguardar as repostas. O nome dele é José. (Apresentar o menino que representará José). Ele era filho de Raquel
(Apresentar a menina que representará Raquel) e de Jacó (Apresentar o menino que representará Jacó).

José não era filho único, ele tinha 11 irmãos, 1 pequeno e 10 grandes (Apresentar os meninos que representarão os irmão de José).

Os seus 10 irmãos grandes todos os dias saiam para pastorear as ovelhas do seu pai. (Pedir as crianças que vão para o outro lado como se estivesse indo aos campos pastorear as ovelhas). Às vezes José também ia para ajudar. mas eles não gostavam muito de José e não queriam que fosse com eles. Eles tinham ciúmes de José. Vocês sabem por que?

1º- Porque José era muito amado por seu pai (pois ele tinha nascido quando Jacó era bem velhinho);
2º- Porque José tinha ganhado do seu pai uma túnica/capa muito bonita ela era toda colorida;
3º- Porque toda vez que eles faziam alguma coisa errada José contava para seu pai;
4º- Porque José tinha uns sonhos esquisitos.

Um belo dia José sonhou (peça para José deita-se e fingir estar dormindo) que estava no campo com seus irmãos cortando trigo. Eles já tinham cortado e amarrado o trigo formando um feiche (punhado) quando derepente o feiche de trigo de José levantou-se e os feicehes de trigo dos seus irmãos se curvaram para o dele. (Nesse momento use os feiches confeccionados de papel pardo e faça conforme a história conta). Quando José acordou logo contou o sonho para seus irmãos e eles muito chateados falaram assim para ele: É isso mesmo que você quer - mandar em todos nós. Seu sonhador!

Mas não parou por aí, José teve um sonho ainda mais esquisito. (Pedir para as crianças colocarem as máscaras e fazerem conforme for falando) Ele sonhou que estava em um lugar e que descia do céu o Sol, a Lua, 11 Estrelas e se curvavam em volta dele. E mais uma vez, quando José acordou logo contou o sonho para sua família. Só que dessa vez até o pai de José não gostou e falou assim para ele: José que sonhadeira é essa? Você acha mesmo que eu, sua mãe e seus irmãos iremos nos curvar para você?

Um certo os 10 irmãos grandes de José foram para o campo pastorear as ovelhas de seu pai e estavam demorando muito, então Jacó enviou José para receber notícias deles. Quando José chegou no campo, seus os irmãos já tinham bolado um plano para livrar-se dele. Jogaram-no dentro de um poço fundo, mas sem água (Colocar José no poço).

Depois de muito tempo seus irmãos viram uma caravana de mercadores que iam para o Egito. Seus irmãos, então, decidiram vender José aos mercadores por trinta moedas. Os irmãos voltaram para casa e José foi para o Egito e chegando lá foi vendido como escravo para um homem chamado Potifar. Mas Deus era muito bom com José e tudo que ele fazia Deus abençoava. E na casa de Potifar José foi colocado como mordomo.

José era um jovem bonito e a esposa de Potifar ficava paquerando ele mas José não aceitou e fugiu dela e ela muito malvada contou uma mentira para Potifar dizendo que aquele jovem em quem ele tanto confiava queria namorar com ela. Potifar acreditou e colocou José numa cadeia (Pedir para José segurar a grade que representa a prisão) e José ficou preso ali um tempão. Só que lá na prisão Deus abençoou José porque tudo que José fazia Deus abençoava e o carcereioro (o homem que tomava conta dos presos) colocou José para ser o ajudanter dele.

Lá na prisão José conheceu o padeiro e o copeiro de Faraó. Um dia eles dois tiveram um sonho muito estranho e José contou para eles o que aquele sonho significava e
eles sairam da prisão e conforme José falou aconteceu. O Copeiro voltou para casa de Faraó e ficou sabendo que ele tinha tido um sonho estranho. Faraó sonhou que 7 vacas gordas eram devoradas por 7 vacas magras; e sonhou também que 7 espigas bonitas, cheias, visosas eram devoradas por 7 espigas secas, feias. Faraó mandou chamar vários sábios para interpretar seu sonho mas nenhum deles conseguiam descobrir o que significava. Foi aí que o copeiro lembrou-se de José e contou para Faraó sobre ele. Faraó mandou buscar José na prisão e ele interpretou seu sonho dizendo assim: as 7 vacas gordas e as 7 espigas cheias representam 7 anos de farturas. E as 7 vacas magras e 7 espigas secas representam 7 anos de fome. Sendo assim é preciso juntar bastante comida durante esses 7 anos de fartura.

E como tudo que José fazia Deus abençoava, Faraó ficou maravilhado com a sabedoria de José e o transformou em Governador do Egito. Durante os 7 anos de fartura José guardava bastante comida em celeiros e quando chegaram os 7 anos de fome José vendia essa comida durante. Um dia seus irmãos apareceram lá no Egito para comprar comida, José logo os conheceu mas eles não o reconheceram. Somente quando eles retornaram foi que José contou quem ele era e seus irmãos começaram a choram e pediram perdão a José. José não só perdoou seus irmãos como pediu que eles chamassem todos da sua família para irem morar no Egito com ele.

José tinha tudo para ter raiva dos seus irmãos, mas ele os perdou e era por esso motivo que tudo que José fazia Deus abençoava. Se vocês querem ser abençoados façam como José: seja obediente e perdoem.

4 comentários:

  1. dava pra fazer em portugués e não com essa lingagem muito mal feito

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ler esse teatro sobre José do Egito, mas as letras estão deformadas, vc pode me ajuda? preciso de uma peça sobre a história de José.
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. GENTE COPIE TUDO ISSO QUE ESTA ESCRITO DESSA FORMA COLE NO WORD E SELECIONE E TROQUE A FONTE DA LETRA QUE CONSEGUIRA LER O TEXTO ACIMA FIZ ISSO E DEU CERTO MUITO BOA A PEÇA!!!

    ResponderExcluir
  4. Deu certo mesmo, copiei o texto e colei no word e selecionei etroquei a fonte da letra . obrigada !!!!!

    ResponderExcluir