Xat

Seguidores

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PARÁBOLAS DE JESUS PARA CRIANÇAS - O SEMEADOR

HORA DA HISTÓRIA - PARÁBOLA DO SEMEADOR
Ler: Mateus 13.1 a 8 e 18 a 23. (Abra sua Bíblia e diga que essa história está dentro da Bíblia e aconteceu de verdade há muito tempo atrás. As crianças precisam saber de onde vem a história e que elas são reais.)
Versículo para DECORAR : " Guardo a Tua Palavra no meu coração..." (Sl 119.11)
APLICAÇÕES: Você deve ser a terra boa; deve ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Você deve dar muitos frutos: ajudar as pessoas, fazer o bem, ser amigo de todos.

Jesus contou esta história:

Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.
Outras sementes cairam num lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.
Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.
Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o diabo e rouba a palavra de seu coração.  Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o diabo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e crêem por isso a semente começa a brotar,  mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não
vem á escola dominical, não ora, e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem
o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de
Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

 Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil, ele lê a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ele mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus.


Que tipo de terra você quer ser?
                         
                                                    > Clique nas imagens para aumentar (+)


Esses foram os que eu fiz para minha aula:
> Clique nas imagens para aumentar (+)
   
Você pode também usar yakult para fazer o passarinho. Mais modelos com yakult aqui:
Fiz esse cacto de EVA e coloquei palitos de dentes para parecer com os espinhos. Mais modelos aqui:
Esse verde no chão, é papel para embrulhar bala de côco. :)
Usei no chão papel pardo, e as sementes foram milho para pipoca.
 MODELO DE CACTOS: 

HORA DA ATIVIDADE:
> Clique nas imagens para aumentar (+)
Fonte: CPAD
HORA DA LEMBRANCINHA:
> Clique nas imagens para aumentar (+)
  Comprei potes para sorvetes de plásticos em forma de coração, comprei terra e feijões. Fiz esses pregadores para as crianças levaram junto com o pote. Elas mesmas plantaram 4 feijões em cada pote. Não precisa afundar a terra, não deixe a terra com muita água, mas tem que colocar água todos os dias. Em 1 semana ela começa a nascer!!! Dê a criança e explique que ela é uma terra boa, e que essa semente é a Palavra de Deus. :)
Fiz esse chapeuzinho de palha com confetes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário