Seguidores

Páginas

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ELISEU




Título: Eliseu e Naamã

1- Objetivo: Ensinar as crianças sobre a Fé e a importância de testemunhar a outros que Deus faz milagres.
2- Quebra-Gelo: O que você gostaria que Deus realizasse na sua vida? Você tem fé que Deus pode fazer isso? (Líder, no final da célula, ore com as crianças sobre os seus pedidos, gerando fé em cada um deles).
3- Versículo para Memorizar: A fé é a certeza de receber as coisas que esperamos e a prova de fatos que não vemos. Hebreus 11:1
4- Referência Bíblica: 2 Reis 5:1-14
5- Mensagem: Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele. Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã. Um dia a menina disse à patroa: — Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença. Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito. E o rei ordenou: — Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele. Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas. A carta que ele levava dizia assim: “Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure.” Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou: — Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga! O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei: — Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel! Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.
Mas Naamã ficou muito zangado e disse: — Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado? E foi embora muito bravo. Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram: — Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado? Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.
6- Aplicação: Nessa história aprendemos sobre fé. Você sabe o que é fé? Na Bíblia diz que a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. A menina israelita teve fé que o profeta poderia curá-lo daquela terrível doença. Ela era apenas uma menina, mas sabia do que o seu Deus era capaz de fazer, e pela sua fé ela fez com que Naamã também cresse e seguisse o que o profeta disse. Temos que mostrar para as pessoas, a nossa fé em Deus, porque é pela nossa atitude que as pessoas também vão crer em Deus! Não importa a sua idade, Deus quer usar você como testemunha para outras crianças e também para os adultos.
7- Atividade: Hoje vamos brincar de morto-vivo! Líder, antes da célula elabore algumas frases da história, algumas verdadeiras e outras falsas, você vai dizer essas frases na hora da brincadeira. A criança vai ouvir e vai ter que analisar. Se para ela for verdadeira ela tem que ficar de pé, se for falsa tem que abaixar. A criança que errar sai da brincadeira. A criança que ficar até o fim vence. Lembre as crianças que esse foi o mesmo movimento que Naamã fez para ser curado no rio Jordão, mergulhou sete vezes e saiu curado!
8- Comunhão / Encerramento


Título: Eliseu e a Sunamita

1- Objetivo: Explicar para as crianças a importância de servirem às pessoas, praticar o bem, ser bondosos.

2- Quebra-Gelo: Como você pode servir às pessoas? (Ajudar, Auxiliar, Cuidar, Prestar serviço..)

3- Versículo para Memorizar: Lucas 22.26: “Que o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.”

4- Referência Bíblica: 2 Reis 4:8-37

5- Mensagem: Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu tomava as suas refeições na casa dela. Ela disse ao seu marido: — Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá. Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar. Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa. Quando ela chegou, Eliseu disse a Geazi: — Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército. Mas a mulher respondeu: — Eu tenho tudo o que preciso aqui, no meio do meu povo. Eliseu perguntou a Geazi: — Então o que posso fazer por ela? Ele disse: — Bem, a mulher não tem filhos, e o marido dela é velho. — Diga a ela que venha aqui! — ordenou Eliseu. Ele a chamou, e ela foi e ficou na porta. Então Eliseu disse: — No ano que vem, por este tempo, você carregará um filho no colo! E como Eliseu tinha dito, no ano seguinte, no tempo marcado, ela deu à luz um filho. Alguns anos depois, no tempo da colheita, o menino saiu para se encontrar com o pai, que estava no campo com os trabalhadores que faziam a colheita. De repente, ele começou a gritar para o pai: — Ai! Que dor de cabeça! Então o pai disse a um dos empregados: — Leve o menino para a mãe. O empregado carregou o menino até o lugar onde a mãe estava. Ela ficou com ele no colo até o meio-dia, e então ele morreu. Aí ela o carregou para o quarto de Eliseu e o pôs na cama. Aí mandou que pusessem os arreios na jumenta e ordenou ao empregado: — Faça o animal andar o mais depressa que puder e só pare quando eu mandar. E assim ela saiu e foi para o monte Carmelo, onde Eliseu estava. Quando ela ainda estava um pouco longe, Eliseu a viu chegando e disse ao seu empregado Geazi: — Veja! A mulher de Suném vem vindo aí. Quando chegou ao lugar onde Eliseu estava, ela se ajoelhou diante dele e abraçou os seus pés. Geazi ia tirá-la dali, mas Eliseu disse: — Não faça isso! Você não está vendo que ela está muito aflita? E o SENHOR Deus não me disse nada sobre isso! Então a mulher disse a Eliseu: — Senhor, por acaso, eu lhe pedi um filho? Não lhe pedi que não me enganasse? Eliseu virou-se para Geazi e disse: — Apronte-se, pegue o meu bastão e vá. Não pare para cumprimentar ninguém que você encontrar e, se alguém cumprimentar você, não perca tempo respondendo. Vá direto e ponha o meu bastão em cima do menino. Mas a mulher disse a Eliseu: — Juro pelo SENHOR Deus e juro pelo senhor mesmo que eu não o deixarei aqui. Aí Eliseu se levantou e foi com ela. Geazi foi à frente deles e colocou o bastão em cima do menino. Porém ele não soltou nenhum gemido, nem havia nele qualquer outro sinal de vida. Então Geazi voltou para encontrar Eliseu e disse: – O menino não acordou. Quando Eliseu chegou, entrou sozinho no quarto e viu o menino morto na cama. Então fechou a porta e orou a Deus, o SENHOR. Depois deitou-se sobre o menino e o corpo da criança começou a esquentar. Eliseu levantou-se e andou de um lado para outro do quarto. Depois voltou e deitou-se de novo sobre o menino. Aí o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. Então Eliseu chamou Geazi e mandou que ele chamasse a mãe. Quando a mulher entrou, Eliseu disse: – Pegue o seu filho. Ela caiu aos pés de Eliseu e encostou o rosto no chão glorificando a Deus.

6- Aplicação: É muito bom quando recebemos ajuda e auxilio das pessoas não é mesmo? Mas também é muito bom quando podemos de alguma forma servir aos outros com o talento que Deus nos deu. Sempre que você tiver oportunidade, ajude as pessoas que estão em sua volta, porque dessa forma você serve e honra a Deus!

7- Atividade: Vamos brincar de mímica? Peça para que uma criança faça uma mímica onde ela mostre uma maneira de servir as pessoas, deixe que as outras adivinhem. Quem adivinhar primeiro é o próximo a imitar. (Líder faça com que todos participem).

8- Comunhão / Encerramento

ESTUDOS RETIRADOS DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO. http://miriangalli.blogspot.com/
______________________________________________________

ESTUDO: ELISEU E AS URSAS

Todos nós somos diferentes uns dos outros, uns tem cabelos loiros, outros pretos, uns tem nariz grande, outro pequenos… e existem pessoas que são ainda mais diferentes, alguns tem problemas nas pernas, outros não falam. Mas Deus ama e cuida de cada um de nós da forma como somos. Por isso, também devemos ama e ajudar a todos; nunca devemos rir ou gozar de quem é diferente de nós.

Ler: 2 Reis 2:23-25    

Versículo para DECORAR: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” Salmo 23:1

APLICAÇÃO: Ensinar que Deus ama e valoriza a todos e enfatizar que não devemos criticar ou rir das pessoas.

Vocês estão lembrados do profeta Eliseu? Por todo lugar onde passava era conhecido como o “homem de Deus”. Vamos recordar algumas coisas que Eliseu fez? (Professor mostre cenas.) Vejam! Eliseu era careca. Um pouco dos seus cabelos havia caído.

Certa vez, Eliseu foi a uma cidade chamada Betel. No caminho, alguns rapazes (adolescentes) que saíram da cidade começaram a rir dele e gritavam: “ô seu careca”. Que coisa feia! Eles estavam gozando de Elizeu. Será que aqui tem alguma criança que ri das pessoas? Nós não podemos criticar ninguém e nem fazer piadinhas dos defeitos das pessoas.  Mas… vejam o que aconteceu com aqueles rapazes.

Já sabemos que Deus deu a Eliseu um poder muito especial. Então, ele olhou para os rapazes e disse mais ou menos assim: “tomara que alguma coisa aconteça com vocês”. Naquela mesma hora saíram do mato duas ursas e atacaram os rapazes. Que susto! Isso aconteceu porque eles estavam rindo do “homem de Deus”.
Deus é bom e nos ama muito, mas Ele também é justo e não gosta que a gente coloque apelido ou ria das pessoas, porque todos somos criaturas de Deus.

Todos nós somos diferentes uns dos outros, uns tem cabelos loiros, outros pretos, uns tem nariz grande, outro pequenos… e existem pessoas que são ainda mais diferentes, alguns tem problemas nas pernas, outros não falam. Mas Deus ama e cuida de cada um de nós da forma como somos. Por isso, também devemos ama e ajudar a todos; nunca devemos rir ou gozar de quem é diferente de nós.

Vamos, de hoje em diante, fazer um compromisso com Deus: de nunca rirmos ou criticarmos as pessoas por terem algum problema. Sejam elas carecas, deficientes físicos ou qualquer outra diferença. Deus ama a todos e quer que vivamos em paz com todas as pessoas.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica) – Quando os animais aparecem (8) -
_______________________________________________________________

ESTUDO ELISEU E OS MILAGRES: VENENO NA SOPA E MACHADO QUE FLUTUOU

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”(2 Co 4:7).

Numa época em que Israel estava atolado na idolatria, no esquecimento quase que total das leis de Deus, o Senhor escolhe Eliseu, homem simples, mas obediente, que recebeu de Deus dons extraordinários e poderes que superaram os do grande profeta Elias. Eliseu foi usado por Deus para operar milagres na vida de uma simples viúva, de  uma família rica, de um grupo de discípulos e até de uma nação inteira.

Querido professor, isso não é diferente conosco. O mundo esta necessitado como nos dias de Eliseu, e Deus o chamou para propagar a Sua mensagem a todos. Não importa a quantidade e nem a condição social de seus alunos, o que realmente importa é a sua obediência a Deus em cumprir todos os Seus propósitos.

Ler:2 Reis 4:38-41; 6:1-7

Versículo para DECORAR: “Pois não há outro Deus que possa salvar com este”. Daniel 3:29b.

APLICAÇÃO: mostrar à criança que mesmo sendo pequena pode fazer muitas coisas para Deus.

Introdução

Professor, deixe que as crianças segurem o martelo e sintam como ele é pesado.) Vejam, crianças, vocês acham que se eu colocar essa ferramenta dentro da bacia ela vai afundar? (Deixe as crianças responderem e em seguida coloque o martelo na bacia.) Viram? Afundou! Isso acontece quando  coisas pesadas caem na água. Na história de hoje, alguém perdeu uma ferramenta muito pesada dentro de um rio, ser;a que ele vai conseguir pegá-la de volta?

Desenvolvimento

Vocês estão lembrados do profeta Eliseu? Ele era o grande amigo do profeta Elias. Eliseu recebeu de Deus mais poder que Elias. Ele aumentou o azeite da viúva pobre e ressuscitou o filho da sunamita. Ficou conhecido em Israel como o “homem de Deus”. Eliseu fez muitos milagres, e hoje vamos conhecer mais dois deles.

Eliseu tinha vários discípulos; eram alunos que aprendiam com ele muitas coisas sobre Deus e Suas leis (a Bíblia). Eles moravam junto com Eliseu na casa dos profetas.
Fazia muito tempo que não chovia por ali e tudo estava ficando muito seco: a terra já não produzia frutas nem legumes e não havia quase que nada pra comer. Certo dia, Eliseu pediu a Geazi, um dos rapazes, para fazer uma sopa, então apanhou uma planta diferente, que ele não conhecia, e preparou com ela uma sopa. Quando todos já estavam comendo, alguém gritou: “morte na panela…!”. A planta era venenosa. Será que os que experimentaram iriam morrer? Na mesma hora, Eliseu misturou farinha na sopa, e já não havia mais perigo. Todos puderam comer. Esse foi mais um milagre que Eliseu realizou.

A casa onde Eliseu e seus amigos moravam era pequena, então, resolveram construir uma casa maior. Eles pegaram um machado emprestado e foram a uma floresta, à beira do rio Jordão, para retirar madeira. Enquanto estavam cortando a árvore, o machado soltou das mãos de um dos rapazes e caiu dentro do rio. O machado afundou porque era muito pesado, Mas pesado do que o martelo que vocês seguram. E agora? Como vão cortar a madeira? E o machado nem era deles! Então Eliseu cortou um pedaço de pau e jogou sobre o lugar onde caíra o machado e de repente… que surpresa… o machado começou a flutuar. Eliseu disse ao moço: “pegue o machado”. O rapaz pegou e pode continuar o seu trabalho. Para nós é impossível fazer flutuar essa ferramenta que está na bacia, (professor, mostre a bacia), mas Eliseu não houve problema porque Deus lhe deu poder. Eliseu foi mesmo um profeta especial.

Conclusão

Eliseu fez muitas coisas para ajudar as pessoas e realizou grandes milagres. Era um homem que amava a Deus e fazia sempre a Sua vontade.
Nós não podemos fazer as mesmas coisas que Eliseu fez, mas há muitas outras que podemos fazer, por exemplo: dar comida a alguém que está com fome; falar de Jesus a um amigo ou até mesmo convidá-lo para via à igreja. O que você pode fazer para Deus? (professor, ouças as crianças)

Fonte: Editora Cristã Evangélica – HERÓIS, REIS E RAINHAS

______________________________________________________________

ESTUDO ELISEU E OS MILAGRES: AZEITE DA VIÚVA E O FILHO DA SUNAMITA

Que grande exemplo nos traz o ministério de Eliseu! Cônscio de sua grande responsabilidade, pediu uma porção dobrada do espírito de Elias. Pediu e fez bom uso de seu dom, Sua fama cresceu além das fronteiras de Israel e desertos; era tido como “homem de Deus”. Você também recebeu um dom especial, querido professor, e, se usá-lo com sabedoria, verá o seu ministério se expandir para fora da sala de aula, e, por todos será tido como um verdadeiro mestre na Palavra. ” O que ensina esmere-se no fazê-lo” (Rm 12:7).

Ler:2 Reis 2 a 13

Versículo para DECORAR: “Deus é sábio e poderoso” – Jó 12:13  

APLICAÇÃO: mostrar que Deus responde as nossas orações confrome a Sua vontade.

Introdução

Eliseu foi um bom ajudante para Eias, não o deixou até que Deus levasse Elias aos céus. Vocês se lembram do pedido que Eliseu fez a Elias: Ele pediu o dobro do poder que Elias tinha para fazer muitos milagres, e foi atendido. ( Porção dobrada do teu espírito. O termo “porção dobrada” não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. Deus atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor. – (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal- CPAD) )Vocês tem pedidos? Vamos montar um quadro de oração com os pedidos de vocês! (Professor, de folhas em branco para desenharem o que querem pedir a Deus e devem colocar o nome, ou faça uma lista com os pedidos das crianças.)

O que será que aconteceu com Eliseu depois que Elias foi para junto de Deus?

Quando Eliseu voltou para a cidade, já estava diferente, As pessoas que o viram, perceberam que o poder que estava com Elias agora estava com Eliseu, e ele fazia muito milagres. Era conhecido como “homem de Deus”. A Bíblia conta vários milagres que Deus fez através de Seu servo Eliseu.

Desenvolvimento

Certa vez, a viúva de um dos ajudantes do profeta procurou Eliseu e lhe disse que ela e seus dois filhos estavam passando por muitas necessidades. Seu marido havia deixado dívidas para pagar, mas ela não tinha dinheiro. O homem para quem ele deixa o dinheiro queria os seus filhos como pagamento pela dívida. Que coisa horrível, dar os filhos para pagar uma dívida!

Eliseu quis ajudar e perguntou o que tinha em casa; ela lhe respondeu que só tinha uma botija de azeite. O profeta mandou que pedissem emprestado aos seus vizinhos muitos potes; depois entrasse em casa com seus filhos, pegasse a botija de azeite que tinha e começasse a despejar azeite nos potes! Os meninos correram nas casas vizinhas e emprestaram muitos potes. A casa ficou cheia de potes. Vocês sabem o que aconteceu? Ela encheu o primeiro pote, depois encheu outro, e mais outro… e o azeite não acabava, só quando encheu o último pote foi que o azeite acabou. Isto foi um grande milagre! Eliseu mandou que ela vendesse o azeite para pagar a dívida e vivesse com o que sobrou.

Eliseu andava por muitos lugares levando a mensagem de Deus. Sempre que passava por uma cidade chamada Suném, ficava hospedado na casa de um casal que o convidava para almoçar com eles. Esse casal era tão bom para Eliseu que fez um quarto para ele onde colocou uma cama, uma mesa e cadeira. Eliseu ficou tão feliz com o presente que também quis dar-lhes alguma coisa especial. Eliseu soube que eles não tinham filhos, e, por isso, orou a Deus por eles, e, mesmo o marido já sendo bem velho, Deus os abençoou com um filho! A mulher ficou muito feliz com o nenê.

Mas, quando o menino já estava grandinho, ficou doente e morreu. Seu mãe o deitou na cama de Eliseu e, na mesma hora, foi procurar o profeta. Eliseu voltou com ela para casa. Quando chegaram lá, Eliseu orou ao Senhor e Deus ressuscitou o menino.

Eliseu também foi um herói, porque tinha o poder de Deus.

Conclusão

Eliseu foi um grande servo de Deus; andava nos caminhos do Senhor. Deus ouvia as suas orações e as respondia. Se você estiver fazendo as coisas que Deus gosta, Ele vai ouvir sua oração e responder conforme a vontade dEle.

Fonte: Editora Cristã Evangélica – HERÓIS, REIS E RAINHAS
______________________________________________________

ESTUDO ELISEU E OS MILAGRES: ELISEU A SUNAMITA E O MENINO

Deus faz qualquer coisa, Ele é o Deus do impossível!

Ler: 2 Reis 4: 8-37
Versículo para DECORAR:  ” O Pai que está no céu não quer que nenhum deste pequeninos se perca”. ( Mt 18.14)
APLICAÇÃO: Mostrar que para Deus nada é impossível.
Introdução
Quem se lembra da história do profeta Eliseu? Vamos recordar? Eliseu foi o profeta que ficou no lugar de Elias. Todos o chamavam de “homem de Deus”. Eliseu fez ainda mais milagres que o profeta Elias. Com o poder de Deus ele dividiu as águas do rio Jordão; fez uma fonte de água ruim de transformar em água mineral; fez um machado flutuar; aumentou o azeite da viúva pobre; transformou uma comida envenenada em comida saudável; etc.

Desenvolvimento Eliseu viajava por várias cidades em Israel. Todas as vezes que passava por Suném, hospedava-se na casa de um casal rico, qu até fez um quarto para ele.
Eliseu ficou contente com a bondade daquele casal; então, resolveu fazer alguma coisa por eles. Eliseu descobriu que eles não podiam ter filhos, porque omarido já estava velho; então disse à mulher: “No ano que vem, por esse tempo, você carregará um filho no colo”. Que alegria para aquela mulher. Certamente ela desejava muito ter um filho. Aconteceu como Eliseu falou… passado um ano o bebê nasceu,
A criança cresceu forte e bonita, mas, certo dia, o menino saiu com seu pai para o campo e , de repente, teve uma forte dor de cabeça. O pai disse para seu empregado que levasse o menino para a mãe. A mãe o colocou no colo e, mesmo tendo feito de tudo para curá-lo, foi piorando cada vez mais, até que morreu. Que tristeza para aquela mãe, era seu único filho!
Quando encontrou Eliseu, contou tudo o que havia acontecido com seu filho, Então Eliseu pediu a seu servo que levasse seu bordão (uma vara) e colocasse sobre o menino. O servo foi na frente deles e colocou o bordão sobre o garoto e o aqueceu. Sabem o que aconteceu? O menino levantou e andou! Foi um milagre! Eliseu chamou a mulher e disse: ” Pegue o seu filho!”. Vocês podem imaginar a alegria daquela mulher quando viu seu filhinho vivo? Eliseu orou e Deus ressuscitou o menino. Para Deus tudo é possível.
Conclusão

Deus pode fazer qualquer coisa. Ele tem todo poder. Por isso, podemos confiar nEle em qualquer situação.

 (Fonte: Editora Cristã Evangélica) Quando as crianças aparecem

Nenhum comentário:

Postar um comentário