Seguidores

Páginas

terça-feira, 26 de maio de 2009

A Arca de Noé II

INICIO

Nos tempos de Noé os homens eram perversos e rebeldes. Ninguém queria saber de Deus e cada um fazia o que bem lhe apetecia. Violência e muita injustiça reinavam por todo o lado. Não se importavam com a vontade de Deus. O coração de Deus estava muito triste porque ao olhar para a terra só via maldade. Não estava contente com o resultado da criação do ser humano e disse: “Tirarei da face da terra tudo o que tem vida, inclusive os animais!”.
Noé, contudo, era o único que dava prazer ao Senhor com a sua vida. Era honesto e justo, conduzia a sua vida de acordo com a vontade de Deus, e em estreita comunhão com Ele.

Construção da arca

Noé e a sua família eram um exemplo para todos. Tinha três filhos casados, Sem, Cam e Jafete.
Um dia Deus disse a Noé: “Decidi acabar com toda a humanidade. A corrupção e a violência alastram por toda a parte. Constrói uma embarcação com madeira resinosa, e que tenha compartimentos. Reveste-a de alcatrão no interior e no exterior. Terá de ter 150 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de altura. No interior terá três andares, com uma janela no telhado e uma porta de lado. Vou mandar um dilúvio que inundará toda a terra e destruirá tudo aquilo em que houver vida”.
Noé fez tudo conforme Deus lhe havia mandado.

Entrada na arca

Deus fez um pacto com Noé: “ Prometo que estarás em segurança nessa embarcação, com a tua mulher, os teus filhos e suas esposas. De todos os animais que existem traz dois, macho e fêmea, de cada espécie de animais que há no mundo, tanto aves e animais domésticos, como todos os que rastejam pelo solo. Armazena também toda a espécie de comida, para sustento vosso e dos bichos”.
Noé fez tudo conforme Deus lhe tinha mandado.
Trabalhou duro até ao dia em que entrou na arca com a sua família e com os animais que chegaram aos pares, tal como Deus lhes havia dito. Então o Senhor fechou, ele mesmo, a porta por fora.

O dilúvio

Durante quarenta dias a chuva caiu sem parar cobrindo a terra toda. Depois as águas continuaram a subir, sempre cada vez mais, de forma que a embarcação já flutuava. Em pouco tempo mesmo as montanhas mais altas ficaram cobertas até sete metros acima do cume mais elevado. E morreu afogado todo o que tinha vida sobre a terra –
aves, quadrúpedes, répteis e, é claro, todo o ser humano. Enfim, tudo o que respirava, tudo desapareceu. Apenas Noé e os que estavam com ele na arca sobreviveram!

O monte Ararat

As águas cobriram a terra durante cento e cinquenta dias. Deus não se esqueceu de Noé e de toda a vida animal que estava na arca. Fez soprar um vento forte, e as águas começaram a baixar.
Os lugares de onde vieram as águas, tanto na terra como no céu, estancaram-se e aquela chuva torrencial parou.
Finalmente no dia dezassete do sétimo mês, a embarcação tocou no cimo do monte Ararat, ficando aí. Podia-se ver o solo das montanhas mais altas.

Noé e a pomba

Ao fim de mais quarenta dias Noé abriu a janela da arca e soltou um corvo, para ver se já havia terra seca, mas o corvo voava e voltava sem pousar. Depois soltou uma pomba, que também não encontrou onde pousar e voltou a ter com Noé. Esperou sete dias e soltou de novo a pomba. Desta vez ela só voltou ao cair da tarde, e trazia no bico uma folha de oliveira. Noé conclui que as águas tinham baixado. Deixou passar uma semana, soltou a pomba pela terceira vez, mas desta vez ela não voltou!

Saem todos da arca

Noé levantou a cobertura da arca e olhando para fora verificou que a terra estava seca. Esperou, até que Deus lhe disse: “Podem sair todos, tu e a tua família, assim como todos os animais, pequenos e grandes. Que eles se espalhem e se reproduzam no mundo!”. Noé obedeceu e todos saíram da arca. E Deus lhe disse:” Nunca mais voltarei a amaldiçoar a terra por causa da maldade do homem, ainda que a inclinação do ser humano, mesmo desde a sua infância, seja sempre para o mal”.

Noé e o arco-íris

Noé construiu um altar ao Senhor e sacrificou nele alguns dos animais que Deus lhe tinha indicado para esse fim. E disse ainda a Noé: “Faço a minha aliança contigo, com todos os teus descendentes e com todo o ser vivo que trouxeste contigo durante o dilúvio. Nunca mais mandarei à terra uma cheia semelhante que destrua tudo o que existe. E este será o sinal da aliança para sempre que faço convosco: na atmosfera aparecerá um arco-íris. Quando o céu se acumular de nuvens e houver chuva há-de aparecer esse arco, como lembrança da minha aliança contigo e com todo o ser vivo de que nunca mais destruirei a vida que existe, por meio de um dilúvio semelhante. Enquanto a terra durar sempre há-de haver tempo de sementeiras e de colheitas, frio e calor, Inverno e Verão, tal como há dia e noite”.

O amor de Deus

Deus provou o seu amor para connosco ao enviar o seu Filho a este mundo cheio de pecado, quer dizer, de maldade. Jesus é o único Justo que viveu neste mundo. Só Ele pode libertar-te de tudo o que te tem ligado ao mal. Ele cumpriu a vontade do Pai até ao fim, para poder salvar-te. Tenta imaginar que Jesus é semelhante a uma arca. Se creres e confiares Nele, isto é, que ele derramou o seu sangue por ti na cruz, tens a vida eterna. Isso significa que estarás sempre com o Senhor, inclusivamente depois da morte. Tudo isto te dá segurança e faz com que te sintas protegido como Noé e a sua família enquanto estiveram na arca.

Jesus Cristo não ficou no túmulo. Ressuscitou e está vivo!

Assim como a família de Noé viveu um novo começo de vida após o dilúvio, Deus também te dá a possibilidade de te arrependeres e pedir perdão por tudo o que fizeste mal. Ao receberes Jesus, tu te tornaste seu filho, graças ao sacrifício de Jesus na cruz. Com a ajuda dele poderás viver a vida de uma maneira que lhe agrada. Podes escutar a sua voz quando lês a Bíblia e te diriges a ele em oração, como falas com um amigo. Deus não se cansa de te ouvir, porque deseja que tu o busques e tenhas um relacionamento vivo com ele, tal como Noé teve.


Imprima as gravuras em tamanho grande e cole em papel cartão para mostrar para as crianças no momento em que conta a história.






ATIVIDADES




5 comentários:

  1. gostei muito. tem sido uma benção pra o meu trabalho. Deus continue abençoando voces.

    ResponderExcluir
  2. Oi..!
    Olá amei seu trabalho, estava vendo e gostaria de saber se tem como vc enviar para mim essa historia de noe, pois vou fazer uma cantata e ai esta tudo que vou precisar na fala.
    será uma benção.
    aguardo sua resposta
    meu e-mail - mirela10_5@hotmail.com
    fica na paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ESTOU PASSANDO PARA LHES DESEJAR QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS!BEIJIM

    ResponderExcluir
  4. Oi,comecei a trabalhar com o departamento infantil, e estou gostando muito, o seu trabalho está sendo uma benção na minha vida.
    Obrigada por compartilhar coisas tão boas conosco.
    Eu queria saber como faz para imprimir em tamanho grande A4, pq sai tudo bem pequeno.
    Obrigada! O meu e-mail é ninevaladares@hotmail.com
    Que Deus lhe abênçoe!!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu trabalho, gostaria apenas de mais desenhos nas histórias. Mas tem sido benção para meu trabalho no início de nossa Escola Bíblica. Deus te abençoe!

    Pra. Evandra

    ResponderExcluir